Aquecedores elétricos, cuidados que devemos tomar.
Tem dias em que não há casaco ou cobertor que ajude a superar o frio dentro de casa e um bom aquecedor elétrico é praticamente uma bênção.
Dentre as opções do gênero, essa é a de mais fácil manuseio, sendo bastante usada em vários lares. Porém, é importante tomar alguns cuidados antes de começar a usar.
Os sistemas para climatização de ambientes tem se desenvolvido cada vez mais e devido a grande necessidade, mediante as mudanças e instabilidades climáticas esses equipamentos estão em alta e são alvo de muita procura.
Ultimamente a população brasileira têm investido fortemente nesses itens para aquecimento de ambiente, a fim de controlar a temperatura interna independente do clima natural externo.
Como funciona o aquecedor elétrico?
O ar do próprio ambiente é atraído para as saídas quentes do equipamento e com isso o ar retorna com temperatura elevada ao ambiente fazendo com que o local seja aquecido de forma instantânea.
São itens portáteis, leves, modernos e com fácil manuseio para funcionamento, podem ser usados em qualquer ambiente, seu uso é mais comum em residências, principalmente no inverno.
Aquecedor elétrico x Cuidados que devemos tomar
Como esse tipo de aquecedor puxa muita energia, uma tomada mais “fraca” pode superaquecer e causar um incêndio.
Além disso, é bom garantir que a sua rede elétrica suporte o aparelho, para desligar a rede de energia caso venha sofrer algum curto circuito.
Pode ser interessante chamar um eletricista para ajudar no teste e ele pode fazer as adaptações necessárias na rede, se for preciso.
O segundo cuidado é pesquisar bem e escolher um aparelho que tenha a potência adequada para aquecer o seu ambiente. Nem fraco demais, nem potente demais.
Dicas extras
Mas para aproveitá-lo sem problemas, é preciso prestar atenção e tomar cuidado com certos aspectos.
- Não deixe o aquecedor ligado se o ambiente estiver vazio. Isso gera um consumo de energia desnecessária e aumenta o valor da sua conta de luz no final do mês;
- Alguns aquecedores deixam o ambiente muito seco, péssimo para quem tem problemas respiratórios;
- Não ligue outros aparelhos elétricos na mesma tomada do aquecedor sem consultar a carga total instalada neste circuito. Isso pode sobrecarregar a rede. A manutenção da fiação deve estar sempre em dia para não causar surpresas desagradáveis;
- Antes de usar, limpe o aquecedor. O não uso pode gerar acúmulo de bactérias, fungos, vírus e outros transmissores de doenças, o que agrava problemas já existentes (rinite, bronquite, asma);
- Não use o aquecedor perto de objetos inflamáveis, plásticos, roupas ou móveis;
- Não use o equipamento para secar peças de roupa, como camisas e sapatos.
- Por último, vale a pena reforçar: instale e use o aparelho de acordo com as instruções presentes no manual. Elas estão lá por uma razão: garantir o uso correto e seguro do aquecedor.
Alternativas para manter-se aquecido
O aquecedor elétrico não é a única opção quando o assunto é fugir do frio. Por isso, o uso de roupas térmicas, confeccionadas com tecidos especiais que diminuem a perda de calor, pode ajudar, especialmente para pessoas que trabalham ou praticam atividades ao ar livre.
Somos a Concisa
A Concisa Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Prestamos diversos serviços relacionados ao condomínio, como: