Barulhos em apartamentos, dicas de como amenizar os ruídos internos e externos.
Barulho externo, tem se tornado um problema para condôminos que buscam tranquilidade e sossego em seus apartamentos. A falta de isolamento acústico, na maioria das vezes, ajuda a agravar o problema.
Além do fator moradia, muitos apartamentos se tornaram escritórios particulares onde um cantinho se transformou em seu local de trabalho, mais conhecido como home office.
Neste artigo você irá encontrar alternativas para diminuir o som dentro dos apartamentos.
Quem mora em apartamento, às vezes, tem de lidar com os ruídos vindos da rua e dos vizinhos.
Normalmente são ruídos com os quais acabamos acostumando, como o som do tráfego de carros, crianças no parquinho, o arrastar de móveis ou latido insistente de um cachorro.
Mas se isso é recorrente e estiver atrapalhando o seu descanso ou produtividade, saiba que existem recursos que podem ajudar a minimizar esse problema.
Tipos de ruídos
O primeiro passo antes de qualquer interferência no imóvel é identificar o tipo de ruído. Isso é necessário porque a origem do barulho determinará a solução para o problema.
Ruídos de impacto
Trata-se dos barulhos que surgem em função de impactos realizados sobre a estrutura do edifício, como marteladas na parede ou passos no andar de cima.
Ruídos hidrossanitários
Muitas queixas de moradores de edifícios dizem respeito ao ruído causado pela tubulação de esgoto.
Ruídos aéreos
Os ruídos aéreos são transmitidos através do ar, e se propagam através de juntas mal executadas e frestas de janelas e portas.
Em alguns casos, os ruídos podem vir de conversas de apartamentos vizinhos, ou de música ou televisão altas, choro de criança e latido de cães.
Soluções para problemas de isolamento acústico
Abaixo, confira uma lista com algumas soluções para quem tem problema com isolamento acústico em condomínios.
Janelas: pode ser feita a instalação de uma janela acústica sobreposta, no interior do apartamento, mantendo a aparência original por fora, sem alterar a fachada do edifício.
Portas: existem portas antirruídos ou é possível isolar a entrada do apartamento com uma fita acústica nas frestas da porta, vale para todas as peças do apartamento, garantindo menor ruído externo dentro do imóvel.
Forros acústicos: é recomendado caso o incômodo venha do apartamento de cima, mas não tem 100% de isolamento por ser um ruído de impacto.
Carpetes: é uma ótima forma de abafar o barulho de saltos finos, o som das unhas compridas de animais de estimação e aquele som nada agradável de um móvel sendo arrastado pela sala.
Dessa forma, garantir um bom isolamento acústico é a solução para aqueles que procuram uma vida mais saudável e livre de ruídos.
Somos a Concisa
A Concisa Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Prestamos diversos serviços relacionados ao condomínio, como: