COLETA DE LIXO, COMO FAZER?
A coleta de lixo sempre é um assunto discutido entre os condôminos e é de responsabilidade do morador realizar a separação do lixo e depositá-los nos locais apropriados.
Mas o que vemos são sacolas de lixo em escadas e corredores ou mesmo em caçambas mas em dias em que não há coleta.
De acordo com o Senado Federal, cada pessoa produz cerca de 1 kg de lixo por dia. Realizar a coleta de lixo de forma correta, pode ser um desafio.
Pode ser um número baixo olhando pelo ponto de ser apenas uma pessoa, mas a família tradicional brasileira consiste em média de três a quatro pessoas vivendo numa mesma residência.
Lixo em condomínios
Os condomínios são os maiores vilões, pois são os maiores geradores de resíduos da sociedade. Quanto mais apartamento, mais lixo será gerado.
A Lei 12.528, obriga condomínios residenciais e comerciais com mais de 50 unidades a organizar separadamente os resíduos recicláveis produzidos em suas dependências.
O maior desafio que encontramos seria a redução dos resíduos sólidos ou separação adequada de materiais recicláveis.
A prática não depende somente dos condôminos, o condomínio precisa fornecer uma infraestrutura adequada para separação e coleta dos resíduos.
É preciso de um local especificamente destinado ao depósito do lixo.
Instalar latões e estipular uma data correta para o descarte junto aos condôminos e alinhando juntamente à sua prefeitura com a data em que ocorre o recolhimento dos resíduos.
Lixo é no lixo, a regra é clara!
Por que essa prática tão simples às vezes é a mais complicada?
Indivíduos insistem em deixar lixos em sacolas plásticas na porta de seus apartamentos ou em sacadas e escadas.
Maus hábitos assim além de atrair ratos e animais peçonhentos como aranhas, baratas, formigas, escorpiões, abelhas e entre outros, deixa um aspecto de sujo e mau cheiro.
Muitos se queixam de as lixeiras estarem muito longe de suas residências e que o descarte inapropriado em corredores seria algo momentâneo para que juntasse uma quantia suficiente para realizar o descarte numa única vez ao dia.
Essa prática não é vista com bons olhos pela vizinhança, pois se restringe a transição de pessoas com mobilidade reduzida, no caso de gestantes, idosos, cadeirantes ou pessoas com algum tipo de deficiência.
Não se aplica somente a queixas de vizinho, mas o corpo de bombeiro também não recomenda essa prática pois em eventuais emergências de incêndio ou socorro, acabam atrapalhando a chegada até o local solicitado.
Como fazer a coleta seletiva
É de responsabilidade do morador a coleta seletiva do lixo a modo de separar o tipo de resíduo, como orgânico do reciclável, através de lixeiras separadas, assegurando assim uma gestão sustentável.
Nas áreas comuns, são necessárias latões ou lixeiras suficientes para o descarte do lixo, separado conforme as suas características nas seguintes classificações:
Verde para vidro;
Azul para papel;
Vermelho para plástico;
Amarelo para metal;
Marrom para resíduos orgânicos.
O lixo reciclável deve sempre estar limpo e seco, separado por tipo de material para dar o destino final correto ao material coletado.
Recomendamos também o contato com uma cooperativa de reciclagem para realizar a coleta.
Reciclar o lixo faz bem para a sociedade e para a cidade em que vivemos.
Cada um fazendo um pouco de sua parte, teremos um mundo melhor para nossos filhos e netos.
Somos a Concisa
A Concisa Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Prestamos diversos serviços relacionados ao condomínio, como: