Como a tecnologia pode auxiliar na segurança do condomínio

Morar em condomínio fechado oferece várias vantagens, mas um elemento que atrai a maioria das famílias é, sem dúvida, a segurança. 

Isso se deve ao fato de que, ao comparar a estrutura de um condomínio com a de uma casa típica, podemos perceber como o condomínio oferece uma sensação de maior proteção, seja pelas áreas cercadas por muros altos, seja pela segurança e monitoramento de sistemas que garantem maior controle sobre tudo o que ocorre em sua dependência.

Tecnologia no condomínio

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais esses condomínios têm investido no que há de mais moderno para manter a segurança de seus moradores.

Segurança aliada a tecnologia

Recentemente, experimentamos em primeira mão o rápido avanço da tecnologia que afeta o modo de vida de todos, direta ou indiretamente. 

Uma verdadeira revolução tecnológica que cresceu exponencialmente está ocorrendo neste momento, especialmente após a pandemia de Covid-19.

Residências, supermercados, condomínios e até cidades inteiras estão se tornando exemplos cada vez mais típicos de lugares inteligentes que usam a tecnologia para aprimorar as experiências e segurança das pessoas.

Por exemplo, quando se trata de segurança, podemos destacar soluções que fazem uso de biometria, reconhecimento facial e sistemas de monitoramento de última geração. 

Aprenderemos mais sobre eles e outras ferramentas de segurança contemporâneas abaixo.

Portaria remota ou eletrônica

Por funcionarem continuamente e 24 horas por dia, as portarias eletrônicas ou remotas estão cada vez mais presentes nos condomínios.

Um profissional qualificado supervisiona a entrada e saída de uma central de forma totalmente automatizada nas entradas remotas.

Tudo é automático com portões eletrônicos, sem a necessidade de funcionários presentes para a liberação de acesso. Normalmente, a biometria ou o reconhecimento facial são usados ​​para conceder a entrada e liberar os residentes.

Para os visitantes, o apartamento costuma ter um sistema de monitoramento que exibe imagens ao vivo da portaria por meio de uma câmera e a liberação ocorre diretamente com o morador, através de um interfone dentro de sua residência.

Monitoramento e CFTV

A abreviação vem de, circuito fechado de televisão, e é um tipo de sistema de vigilância  e monitoramento em locais com muita atividade, como empresas, comércios e condomínios residenciais.

Suas câmeras estão estrategicamente posicionadas, gravando imagens e enviando-as para o sistema central, onde é possível tanto registrar os eventos para estudo posterior quanto acompanhá-los em tempo real à medida que ocorrem em cada local.

Tecnologia no condomínio

Sensores de presença

Muitos pensam que os sensores de presença auxiliam apenas na economia de energia, um condomínio pode se beneficiar muito no quesito de segurança.

Por exemplo, vários residenciais já combinam sensores de presença com portaria eletrônica ou remota. Dessa forma, o indivíduo é reconhecido por sensores antes mesmo que ele tome a ação de alertar os outros sobre sua existência.

Reconhecimento Facial

A leitura facial utiliza a biometria para permitir o acesso de alguém, ou seja, informações que cada indivíduo carrega em si. 

Ao fazer cadastro em um dispositivo, a inteligência artificial lê detalhadamente o rosto da pessoa, coleta dados como a distância entre nariz e olhos, o tamanho do nariz, espessura dos lábios e os codifica em uma sequência digital e numérica.

Tecnologia no condomínio

Acessos biométricos

As fechaduras biométricas, frequentemente utilizadas em portarias eletrônicas, possibilitam a identificação e autorização de entrada de uma pessoa em determinado condomínio por meio de biometria.

Além disso, é possível saber quem entrou no prédio e quando por meio da entrada biométrica, o que auxilia na resolução de possíveis problemas internos.

Quando um morador deixa de residir no residencial, sua biometria é excluída de um cadastro interno de todos os habitantes.

Elevadores inteligentes

Outra solução tecnológica que contribui na segurança de condomínios é a implementação de elevadores inteligentes.

Nesse caso, o visitante só consegue acessar um determinado andar se possuir um código de liberação ou, ainda, se o morador realizar a liberação a partir do seu apartamento.

Assim, só pessoas autorizadas podem chegar até seu apartamento, evitando visitas inconvenientes e até mesmo assalto ou furto.

Sem dúvida alguma, as câmeras são uma das ferramentas de segurança mais importantes em condomínios e, graças aos avanços tecnológicos, já é possível instalar e utilizar câmeras nos portões, como aquelas que reconhecem rostos.

Cada residente é devidamente identificado desta forma, e os visitantes não convidados são mantidos fora.

Somos a Concisa

A Concisa Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Prestamos diversos serviços relacionados ao condomínio, como:

- Assessoria em Administração Condominial;
- Assessoria em Prestação de Contas;
- Administração de Contas a Receber ;
- Administração de Recursos Humanos;
- Consultoria Jurídica;
- Conta Bancária Exclusiva do Condomínio;
- Aplicação Financeira do Saldo do Condomínio;

- Entre outros.

Solicite uma proposta e descubra os benefícios que a Concisa pode trazer para seu condomínio.

Scroll to Top
Rolar para cima
WhatsApp chat