Dedetização nos condomínios, porque é tão importante?
A dedetização em condomínios é de extrema importância e deve fazer parte do calendário e do orçamento de manutenção do condomínio. Os prédios, em geral, contribuem para a proliferação de pragas urbanas, que representam um grave risco à saúde dos moradores e dos funcionários do local.
Cabe ao síndico tomar medidas para afastar esse perigo e promover um ambiente saudável, confortável e que ofereça boa qualidade de vida aos condôminos.
Qual a importância da dedetização em condomínios?
As principais pragas urbanas são baratas, cupins, escorpiões, traças, aranhas e morcegos. Alguns são vetores de enfermidades graves, que podem até levar à morte.
Outras podem trazer danos severos à estrutura do imóvel, como é o caso dos cupins, que danificam madeira, e os ratos, que tendem a roer fiações, cabos e, inclusive, concreto, gerando prejuízo ao condomínio.
Assim, é essencial fazer a dedetização para evitar a transmissão de doenças, o incômodo para os moradores e a deterioração do patrimônio.
Problemas que podem ocorrer pela falta de dedetização de condomínios
Se você é responsável por um condomínio deve saber que há dezenas de riscos e ameaças que devem ser contidos antes de qualquer problema acontecer. As pragas urbanas estão sempre por perto só esperando uma oportunidade para se fixarem em um local com as condições apropriadas para a sua sobrevivência.
Saiba quais são os problemas provocados por uma infestação de insetos e animais nocivos no seu condomínio.
- Transmissão de doenças
As pragas urbanas são elementos perigosos porque transmitem enfermidades que podem levar até à morte.
- Incômodo para os moradores
A falta da dedetização dos condomínios proporciona um ambiente desagradável para os moradores.
- Deterioração do patrimônio do prédio
Elas podem acabar com móveis e equipamentos, já que gostam de se nutrir e também se abrigar em locais como estes.
Cuidados que devemos ter com a dedetização
Algumas pessoas e animais de estimação podem ser sensíveis ao produto. Por isso, é preciso avisar aos condôminos com antecedência que o procedimento será feito. Quando a dedetização acontece na área comum, não é preciso sair das unidades.
Além disso, as principais dicas são:
- Escolha uma empresa especializada para prestar o serviço. A contratada deve ser licenciada pela Vigilância Sanitária, apresentar cópia do contrato social e do CNPJ, e os dados do responsável técnico;
- Saiba qual método será usado. Peça à empresa os detalhes de como será a dedetização e quais as precauções recomendadas;
- Realize uma limpeza antes do procedimento. Pode parecer contraditório, mas a aplicação dos produtos químicos é mais efetiva em um ambiente limpo;
- Avise aos condôminos o dia, o horário e as áreas que serão dedetizadas. Coloque avisos no condomínio, envie e-mails e/ou use outros métodos para informar a todos que o procedimento acontecerá e como será a rotina do local neste dia.
Qual a periodicidade da dedetização?
Recomenda-se realizar a dedetização em condomínio a cada 3 meses, mas esse prazo pode ser dilatado, dependendo da área vicinal e pressão externa do local.
Dessa forma há uma maior garantia de segurança para a saúde dos condôminos e trabalhadores.
Devido à grandiosidade de alguns condomínios, o processo de dedetização em todos espaços, desde lixeiras, dutos, esgotos, até os pequenos espaços presentes em cada apartamento pode acabar demorando e tendo de ser feita em mais de 1 dia.
Somos a Concisa
A Concisa Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Prestamos diversos serviços relacionados ao condomínio, como: