Edifícios de madeira e os cuidados que a administradora deve saber
No Brasil, o termo "Mass Timber" vem crescendo na área da construção civil, nada mais é do que a utilização de madeiras na construção de edificações residenciais, comerciais ou industriais. No segundo semestre iremos cada vez mais ouvir falar sobre, pois será inaugurada a primeira grande fábrica nacional de madeira engenheirada.
Valorizada por sua beleza natural, resistência e versatilidade, a madeira oferece infinitas possibilidades em arquitetura e design.
Transmitindo aconchego e sofisticação, pode ser utilizado como estrutura portante e material de acabamento interno.
Conhecida também como "Madeira Maciça", trata-se de uma técnica que une tecnologia e sustentabilidade.
Se utiliza da madeira como matéria-prima nas edificações, mas agora beneficiada com avançados processos industriais, resultando num sistema de alto desempenho que substitui o uso de concreto e aço em elementos como lajes, vigas, colunas, pilares, coberturas, telhados, paredes, pisos e treliças.
São placas feitas de camadas de madeira maciça sobrepostas, moldadas de forma precisa para cada projeto, já com encaixes, furações e afins.
É como um Lego em grandes dimensões, que pode ser utilizado em praticamente todo tipo de edifício, de até 40 andares, em sistemas híbridos ou compondo integralmente a estrutura.
Cuidados com edificações de madeira
Apesar dos muitos benefícios, a madeira apresenta alguns contrapontos se comparada a outros materiais da construção civil.
A seguir, falamos mais sobre as desvantagens da madeira dentro das edificações e os cuidados que a administradora de condomínio deve ter.
Manutenção
Por exigir uma manutenção bastante específica, muitos a consideram como um ponto desvantajoso.
É recomendado que, pelo menos a cada quatro anos, seja realizada a aplicação de verniz de base aquosa em toda a área externa e a cada 20 anos, o mesmo deve ocorrer na parte interna.
Pragas e Insetos
Uma real desvantagem da madeira está na ação da natureza. Por ser suscetível ao ataque de insetos, como cupins, o material pode ser comprometido, exigindo a aplicação de proteções.
Desastres naturais
Em casos de desastres naturais como fortes enchentes e deslizamentos, a estrutura pode não ter força o suficiente para não sofrer danos em sua estrutura.
Ruídos
Como a madeira é um material vivo, pode deixar espaços que com o tempo e uso vão causar ruídos, como pequenos estalos, podendo incomodar os moradores e vizinhos ao redor de seu apartamento.
Problemas assim só ocorrem com o passar do tempo e ao decorrer, é preciso tomar as devidas precauções para que a qualidade do material não se comprometa. Realizando todas as manutenções periódicas e preventivas, a edificação sempre terá um ótimo padrão de vida.
Somos a Concisa
A Concisa Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Prestamos diversos serviços relacionados ao condomínio, como: