Funções de uma Administradora de Condomínios. Como escolher uma boa empresa?
Gerenciar um condomínio é um trabalho que exige muita responsabilidade e cuidado com todas as demandas existentes e obrigações legais. Para evitar problemas, multas e prejuízos, é extremamente necessário ter uma administradora de condomínios.
Pensando nisso, destacamos as principais características que você deve se atentar ao escolher uma administradora que corresponda às expectativas de todos os agentes do seu condomínio.
Gerenciar um condomínio pode incluir: reformas, limpeza, manutenção de instalações, conservação das áreas comuns, gestão de conflitos, além de todas as funções burocráticas, como gestão de folha de pagamentos, contabilidade, elaboração da pasta de prestação de contas, dentre muitas outras funções.
Essa é uma missão complexa e repleta de responsabilidades para um síndico.
Uma opção para tornar esse encargo mais simples, é investir em uma administradora de condomínios.
Quais as funções de uma administradora de condomínio?
Com o objetivo de otimizar o trabalho e simplificar o processo de gestão de um condomínio, o papel da administradora abrange operacionalizar os cuidados do condomínio.
A administradora é encarregada de prestar todo apoio necessário ao síndico, conselho e condôminos para as melhores tomadas de decisão.
Algumas de suas funções são:
- Fazer cotações de compra;
- Emitir circulares, advertências e multas solicitadas pelo síndico;
- Dar suporte ao síndico em questões rotineiras;
- Assessorar antes, durante e depois as assembleias;
- Emitir a ata condominial;
- Emitir boletos dos valores aprovados em assembleia;
- Realizar o pagamento de contas, análises tributárias e prestação de contas;
- Fazer os cálculos, controles e realizar pagamentos dos funcionários contratados pelo condomínio;
- Auxiliar na previsão orçamentária;
- Controlar o vencimento de seguros e serviços obrigatórios;
- Controlar o pagamento das cotas do condomínio;
- Atualizar o síndico sobre leis e as normas que falam sobre gestão condominial;
- Escolher fornecedores confiáveis.
Como escolher uma boa empresa?
Na hora de escolher a melhor administradora para o seu condomínio é preciso muita cautela para não ter frustrações futuras. Confira algumas dicas abaixo.
Conheça a história da administradora
O primeiro passo para escolher uma administradora para o seu condomínio é conhecendo bem a história dela.
Procure indicações de outros síndicos. Solicite à administradora uma relação de condomínios administrados, com nome e telefone dos síndicos, e informe-se sobre a idoneidade da mesma.
Entenda se a administradora está atualizada
Vale ressaltar que a tecnologia permite executar as tarefas com mais agilidade, aumentar a produtividade, simplificar o trabalho e obter mais eficiência, oferecendo melhores resultados.
Essas ferramentas avançadas auxiliam o síndico e os condôminos a terem mais domínio e independência na gestão do condomínio, e também permitem maior participação deles nos processos administrativos.
Pesquise sobre os diferenciais da empresa
O diferencial pode estar na tecnologia disponível, qualidade no atendimento e eficiência dos processos, blogs educativos, conhecimento das leis que a administradora de condomínio possui e outros mais.
Somos a Concisa
A Concisa Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Prestamos diversos serviços relacionados ao condomínio, como: