Gerador de energia em condomínios, qual sua importância?
Após um longo dia de trabalho cansativo, voltar para casa e encontrar o condomínio sem energia elétrica, sem dúvida, pode ser muito frustrante para os moradores. Nessas ocasiões, ter um gerador de energia no condomínio pode ser uma ótima solução.
O nosso cotidiano está cercado de tecnologia com sistemas e equipamentos que demandam energia elétrica, precisam estar operando 24h por dia e 7 dias por semana.
Quando se fala em um condomínio, seja edifício residencial ou comercial, maior a demanda energética para manter os equipamentos funcionando com eficiência e garantindo segurança a todos.
Quando sofre uma interrupção na distribuição de energia, geralmente, o problema é no fornecimento da concessionária e pode demorar para ser solucionado, dependendo da condição da rede elétrica.
Certos contratempos demandam a instalação de um gerador de energia que supra a necessidade de emergência no momento que estiver em falta, abaixo iremos destacar algumas outras situações que podem prejudicar na gestão do condomínio.
Motivos para instalar um gerador de energia
Imagine a tensão de ficar preso em um elevador por 1 minuto que seja, sem saber o que está acontecendo e quanto tempo terá que ficar aguardando até o equipamento voltar a funcionar.
Ou a câmera de segurança ficar por instantes, inoperante e nesse meio tempo acontecer algum imprevisto ou situações perigosas.
Por frações de minutos ou segundos que o condomínio fica sem energia, pode afetar na segurança dos moradores e funcionários.
Sistema de segurança
Praticamente, todo o sistema de segurança demanda energia: câmeras, interfones, portões eletrônicos, cercas elétricas, portarias remotas, iluminação das áreas comuns etc.
No caso das portarias remotas, em que não há um porteiro físico presente no condomínio para controlar o acesso de pessoas, a falta de energia gera ainda mais transtornos.
Elevadores
Um elevador parado é sempre sinônimo de desconforto. Com o envelhecimento da população, o número de idosos que dependem do elevador é sempre significativo em um prédio residencial. E as famílias que precisam subir com carrinhos de bebê e sacolas, além das crianças pequenas?
Ainda há os moradores que chegam com compras de supermercado, ou malas de viagens, que têm necessidade especiais de locomoção ou que não podem prescindir do elevador por qualquer motivo.
Bombas hidráulicas
Os reservatórios de água de um condomínio são supridos por meio de um sistema hidráulico com bombeamento movido a energia elétrica. Se falta eletricidade, as bombas não funcionam e há o risco de desabastecimento. Assim, a falta de energia pode implicar, também, em falta de água no prédio.
Como funciona um gerador
Os geradores de energia para condomínio, necessitam de combustível para sua operação, no caso deles, a base pode ser etanol, diesel, biocombustível ou até mesmo gás natural. Mas o mais utilizado é a base de diesel.
A escolha do gerador precisa ser acompanhada por um profissional qualificado que entenda do assunto, o recomendável é que escolha por um modelo que supra a necessidade de pelo menos 6 horas de duração que consiga manter luzes das áreas comuns acesas, sistema de segurança, interfones, portões automáticos e um elevador funcionando.
Toda a instalação do equipamento precisa e deve ser acompanhada por uma empresa especializada no segmento, pois o auxílio vai desde a escolha do equipamento, até a instalação com a checagem dos cabos elétricos e abastecimento do gerador.
É preciso também realizar uma manutenção mensal no equipamento para que sempre que algum imprevisto acontecer, o gerador esteja pronto para operar.
Somos a Concisa
A Concisa Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Prestamos diversos serviços relacionados ao condomínio, como: