Mini mercado em condomínios – como funciona e quais suas vantagens

Imagine a seguinte situação: você está preparando um almoço de família. A carne já está no fogo quando você percebe que está faltando alguma coisa… A bebida! E agora? Largar tudo e dirigir até o supermercado mais próximo ou pedir por aplicativo? E se eu te contar que existe uma 3ª opção, ainda mais prática e que não demora quase nada? A resposta é: mini mercado em condomínio.

Fazer mercado sem nem precisar sair do condomínio já é uma realidade. Em uma época em que a agilidade e praticidade são imperativas e cada vez mais pessoas fazem home office, os mercados e lojas de conveniência dentro dos condomínios têm se popularizado cada vez mais por todo o país. Mas como funciona ter um mercado no condomínio?

Como funciona o mercado dentro do condomínio?

Imagina como seria incrível ter um supermercado a apenas alguns passos de você: essa é a nova realidade proporcionada pelo mercado dentro do condomínio, a tendência que vem trazendo comodidade e praticidade aos condôminos em todo o Brasil!

Funciona assim: cada morador tem acesso a um aplicativo para dar uma olhada nos produtos disponíveis antes de ir buscar o que deseja no minimercado.

Ali é só escolher o seu produto, registrar a compra pelo código de barras e efetuar o pagamento através do self-checkout: todo o processo é feito pelo próprio condômino, sem precisar da mediação de nenhum funcionário ou operador de caixa!

Esse sistema de autoatendimento conta com a vigilância das câmeras e faz parte do conceito de Honest Market (compra honesta, traduzida para o português).

Vantagens de ter um mini mercado dentro do condomínio

Implantar um mercado dentro do condomínio é uma medida que, se bem executada, pode render muitos aplausos e o motivo para uma repercussão tão boa fica claro quando analisamos as vantagens do minimercado. Confira abaixo!

  • Comodidade: já pensou estar cozinhando macarronada e na hora de colocar o molho, notar que não tem? Para resolver o problema basta ir até o mini mercado do condomínio.
  • Segurança: para quem segue cumprindo o isolamento social, o mercado dentro do condomínio evita que os moradores se exponham à aglomeração nos grandes supermercados.
  • Varejo de proximidade: diferente das lojas de conveniência dos postos de gasolina, os preços do mercado dentro do condomínio são acessíveis e altamente competitivos em relação aos supermercados.
  • Acessibilidade: com um mercado dentro do condomínio, idosos e deficientes desacompanhados podem fazer as suas compras com muito mais frequência, tranquilidade e segurança.
  • Funcionamento ininterrupto: moradores que não têm tempo de fazer as compras em horários comerciais também são beneficiados pelo mercado dentro do condomínio, que pode ser acessado todos os dias e a qualquer hora.
  • Praticidade: além de poupar tempo e gasolina com as viagens ao supermercado, quem mora longe do comércio não precisa mais fazer estoques imensos na despensa (e nem correr o risco de os alimentos perecerem!).
  • Uma alternativa aos aplicativos de entrega: quem nunca precisou pedir aquela refeição básica, mas acabou se decepcionando com a comida fria ou o refrigerante sem gás?
  • Sociabilidade e harmonia: é muito comum os síndicos relatarem uma maior sociabilização entre os moradores.
  • Valorização: tecnologias como o minimercado aumentam a procura por unidades e valorizam o imóvel.

Como instalar um mini mercado no condomínio?

Em geral, a instalação do mercado em condomínio ocorre assim:

1. Síndico(a) analisa as empresas que prestam esse serviço na região, selecionando ao menos 3 orçamentos.

2. Propostas e orçamentos são apresentados em reunião de assembleia e passam pelo voto e avaliação dos condôminos.

3. Tomada a decisão em reunião de assembleia, o condomínio cede um espaço vazio em uma das áreas comuns para a empresa instalar o mercadinho.

O formato do mercadinho é definido de acordo com o espaço disponível dentro do prédio residencial, o perfil dos moradores do condomínio, a empresa escolhida e demais questões particulares.

Da mesma forma, a responsabilidade sobre questões como a realização das obras de instalação e manutenção dos equipamentos varia conforme o acordo fechado com a empresa prestadora do serviço. Em sua maioria, a instalação não é cobrada pelas empresas.

Somos a Concisa

A Concisa Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Prestamos diversos serviços relacionados ao condomínio, como:

- Assessoria em Administração Condominial;
- Assessoria em Prestação de Contas;
- Administração de Contas a Receber ;
- Administração de Recursos Humanos;
- Consultoria Jurídica;
- Conta Bancária Exclusiva do Condomínio;
- Aplicação Financeira do Saldo do Condomínio;

- Entre outros.

Solicite uma proposta e descubra os benefícios que a Concisa pode trazer para seu condomínio.

Scroll to Top
Rolar para cima
WhatsApp chat