Piscina em condomínio, principais características para uma boa convivência
Em dias de sol e calor, aproveitar um dia à beira da piscina pode ser um programa perfeito e refrescante para toda família. Por ser um espaço de lazer, não significa que não haja regras e normas de segurança para a área comum do condomínio.
E quando se trata de condomínio, um local que muitas vezes moram diversos tipos de perfis onde divergências podem acontecer a qualquer momento, seguir as regras pode evitar muitos conflitos, mantendo assim a boa convivência.
Grande parte dos empreendimentos imobiliários de hoje em dia contam com uma infraestrutura diferenciada, o que inclui a piscina do condomínio.
Entretanto, como qualquer outro tipo de área comum do espaço condominial, a utilização da piscina por moradores deve ser composta de regras, direitos e obrigações.
Esses visam manter a segurança dos condôminos e também a boa convivência. Da mesma forma, é comum que conflitos ocorram pela divergência de opinião entre os usuários dos ambientes.
Existe uma lei sobre o uso de piscinas em condomínios?
Em primeiro lugar, todo condomínio, por lei, é obrigado a ser regido por um estatuto condominial, aprovado em assembleia por, no mínimo, 2/3 dos condôminos e certificado pelo síndico do condomínio.
Nele deverão estar detalhados todos os deveres e direitos dos condôminos, onde seu principal objetivo é zelar pelo bom convívio entre os moradores.
Sendo assim, o respeito e o cumprimento ao regimento interno do condomínio é ainda mais importante, pois as regras evitam uma série de conflitos, desde desentendimentos entre moradores até acidentes.
Como responsável pela gestão condominial, é dever do síndico fazer com que moradores, visitantes e funcionários cumpram as regras, exercendo, em caso de descumprimento, a aplicação de advertência ou de multa.
Dicas de boa convivência no uso da piscina
Áreas de lazer, muitas vezes, podem gerar adversidades de convivência, principalmente quando nos referimos à piscina do condomínio. Porém, a partir de algumas condutas, esses espaços tornam-se pacíficos, agradáveis, seguros e divertidos para todos.
As dicas são as seguintes:
- Não fazer xixi na piscina;
- Não comer, beber ou fumar na área da piscina;
- Não jogar lixo na piscina;
- Usar a escada para entrar e não saltar da borda;
- Não deixar animais de estimação entrarem na piscina;
- Não ligar rádios ou aparelhos de som na área da piscina.
Normas de segurança em piscinas
Para que a diversão não vire um problema, é preciso também seguir normas de segurança em piscinas. Destacamos alguns cuidados que devem ser tomados por todos para evitar acidentes.
Confira abaixo algumas regras de segurança para o uso das piscinas:
- Não correr no entorno da piscina;
- Ficar atento ao piso molhado;
- Recomenda-se piso antiderrapante na área;
- Não empurrar ninguém na piscina;
- Indicar através de cartazes qual é a profundidade da piscina;
- Caso não saiba nadar, usar boias ou coletes salva-vidas;
- Em caso de chuva, não usar a piscina;
- Cercar ou cobrir a piscina para evitar que crianças caiam.
Quem pode usar a piscina do condomínio
Muitos moradores se perguntam sobre quem pode ou não usar a piscina do condomínio. Pois em um dia de sol, nada melhor do que ter amigos e familiares por perto.
A resposta é simples, podem usar a piscina pessoas liberadas pelo regimento interno do condomínio, sejam elas moradores ou visitantes.
Caso o espaço de lazer seja pequeno, certamente o condomínio não irá permitir muitos visitantes, do contrário outros condôminos não conseguirão usufruir desta comodidade.
Cabe à assembleia do condomínio determinar, em código interno, o número de moradores e visitantes que poderão usar a piscina e outras áreas comuns.
Somos a Concisa
A Concisa Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Prestamos diversos serviços relacionados ao condomínio, como: