Síndico e zelador devem se relacionar bem porque os dois exercem atividades fundamentais no dia a dia da vida condominial. Braço direito do síndico, o zelador também é responsável por facilitar a vida dos condôminos. Por isso, ter noção de como funcionam suas rotinas é fundamental para a boa convivência de todos os moradores e funcionários de um prédio.
Não tem outro jeito. Todo síndico precisa desenvolver uma relação de parceria com o zelador do condomínio que administra.
Há vários motivos que justificam o esforço do síndico em buscar construir um laço de amizade com o zelador e é por isso que sua relação deve ser a melhor possível.
Isto porque sempre há tarefas nas quais o zelador pode ajudar o síndico. E do outro lado da mesma moeda, o zelador também se beneficia do bom entendimento com o síndico.
Um facilita a vida do outro e todos saem ganhando.
Papel do zelador
Seja na portaria, nos corredores ou nas áreas comuns do edifício, a função do zelador é fiscalizar e manter o bom funcionamento do condomínio. É ele quem tem contato direto com o síndico, auxilia nas atividades administrativas e resolve os problemas rotineiros no condomínio, garantindo que tudo flua bem na comunidade.
O nome já explica o óbvio: esse profissional deve zelar pelo andamento das atividades no condomínio. É o líder dos outros funcionários do local, que devem, ao zelador, prestar contas sobre as suas atribuições.
Para manter tudo em ordem, é importante que ele tenha noções de gerenciamento de pessoas e faça um checklist de afazeres diários, semanais e mensais. Dessa forma, é possível manter a manutenção preventiva do condomínio em dia, evitando gastos mais elevados com obras emergenciais ou desnecessárias.
Papel do síndico
De acordo com o Código Civil, uma das funções do síndico é representar, de todas as maneiras, o condomínio. Portanto, ele deve realizar as ações em defesa do patrimônio e dos interesses e direitos do condomínio e dos moradores.
Sua principal tarefa é cuidar e manter a saúde financeira, estrutural e social do condomínio. Além disso, como representante oficial, ele atua como uma espécie de porta-voz dos condôminos, e assim deve assumir a responsabilidade de defender o patrimônio, os direitos e os interesses da maioria dos moradores.
Ademais, de acordo com o Código Civil, o síndico se torna o responsável legal do condomínio. Isso significa que a pessoa que assume o cargo pode responder criminalmente em nome do condomínio, podendo ser processado em casos judiciais. O administrador ainda tem o papel de facilitar a comunicação entre os condôminos, mediando conflitos e estimulando empatia entre vizinhos.
Motivos para fazer do zelador o melhor amigo do síndico
- Com esta colaboração mútua, fica mais fácil para o síndico alcançar bons resultados e resolver, principalmente, os problemas menores de forma mais tranquila.
- O zelador pode antecipar problemas ao síndico. Afinal, ele está presente fisicamente no condomínio muito mais tempo do que o síndico. Ele vê e ouve tudo que acontece. Além de conhecer bem todos os condôminos.
- Quando o zelador faz bem isso, o síndico pode agir mais vezes de forma preventiva. E não só ficar apagando incêndios quando estes aparecem.
- Além de representar o condomínio durante medições de concessionárias e inspeção de órgãos públicos, o zelador, quando bem orientado pelo síndico, pode fazer a inspeção geral da rotina.
- E ainda providenciar aqueles materiais imprescindíveis para a limpeza e manutenção do condomínio.
- Quando síndico e zelador se entendem bem, o segundo pode desempenhar o importante papel de cuidar para que as instalações sejam preservadas. Seja pelos moradores ou por prestadores de serviços. Um bom exemplo é quando ocorrem mudanças. O zelador deve acompanhar a movimentação de entra e sai, natural nestas ocasiões.
- Outra tarefa que pode ser assumida pelo zelador é quanto à responsabilidade pela ordem e cumprimento das regras em geral. Conhecendo bem os procedimentos de segurança do condomínio, por exemplo, ele deve orientar e esclarecer as dúvidas de todos.
Somos a Concisa
A Concisa Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Prestamos diversos serviços relacionados ao condomínio, como: