Sustentabilidade no condomínio, edifícios verdes
Os edifícios verdes são considerados uma iniciativa que se concentra em reduzir os impactos negativos da construção e operação de edifícios no meio ambiente e melhorar a saúde e o bem-estar geral da comunidade.
Esses desenvolvimentos são voltados para um design ecologicamente correto, planejamento sustentável e garantia de que as melhores práticas de construção sejam seguidas.
A redução das emissões de gases, o uso eficiente de recursos como energia e água, um ambiente interno saudável e estruturas de vida útil mais longa são algumas das características exclusivas dos empreendimentos comerciais e residenciais verdes.
As propriedades com certificação LEED são garantidas ecologicamente corretas e sustentáveis, proporcionando tranquilidade aos potenciais compradores e inquilinos.
Certificação LEED
A certificação LEED (“Leadership in Energy and Environmental Design”, ou “Liderança em Energia e Design Ambiental”, traduzido em português) é um selo ambiental que pode ser aplicado a qualquer edifício em fase de construção ou de uso.
O LEED certifica prédios que reduzem seus impactos ambientais, analisando práticas sustentáveis em diversas áreas, como eficiência hídrica e energética, uso de materiais e recursos e qualidade interna dos ambientes.
Como tornar o condomínio sustentável
Hoje, o design de arquitetura verde impulsionou um apelo por projetos arquitetônicos mais sustentáveis que sejam bons não apenas para você, mas também para o meio ambiente.
Mas para um efeito mais impactante na saúde do meio ambiente, você mesmo deve estar ciente de quais mudanças na vida do seu condomínio você pode fazer para manter um estilo de vida sustentável e ecologicamente correto.
Confira abaixo algumas dicas de sustentabilidade.
Mude para luzes LED
Essa é uma das mudanças mais simples que você pode adotar na vida em condomínio, além de acessíveis, duram muito tempo, dando mais valor ao seu dinheiro.
As luzes LED são o novo padrão para iluminação moderna e ecológica, pois é uma boa opção se você deseja minimizar sua pegada de carbono.
Reutilize a água da chuva
Via de regra, a água da chuva é usada para fins não potáveis, preferencialmente para irrigação de áreas verdes, lavagem de piso e descarga de vaso sanitário.
O sistema de coleta e tratamento é o mesmo para uma residência, onde a economia pode chegar a 50% do consumo de água.
Utilize produtos de limpeza naturais
Quando você usa produtos de limpeza naturais , fica exposto a menos quantidades de produtos químicos agressivos.
Quanto menos produtos químicos você usar, menos prejudicial será para sua saúde. Outra vantagem é que os produtos de limpeza naturais costumam ser mais baratos do que os à base de produtos químicos.
Instale painéis solares
A energia solar para condomínios é uma solução econômica e sustentável para reduzir as altas contas de energia desses empreendimentos.
Os atrativos desses projetos são vários, como a geração de energia limpa, a valorização do imóvel e a alta durabilidade dos equipamentos.
Decore o espaço com plantas
A adição de plantas ao seu condomínio é uma ótima maneira de aumentar a beleza estética além de melhorar a qualidade do ar interno.
Algumas das plantas que atuam como purificador de ar são:
- Babosa
- Palmeira Areca
- Orelha de Elefante Philodendron
- Palma de bambu ou junco
- Planta de borracha
- hera inglesa
Um dos principais benefícios de morar em condomínios verdes e empreendimentos residenciais é o impacto positivo na saúde dos moradores.
Os edifícios verdes oferecem ar e água limpos, tornando-os mais habitáveis e seguros do que outras propriedades.
As amplas provisões de espaços verdes dentro das unidades do condomínio e áreas comuns aumentam significativamente o bem-estar geral dos habitantes do edifício.
Somos a Concisa
A Concisa Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Prestamos diversos serviços relacionados ao condomínio, como: