Fim do uso obrigatório de máscara em SP

Governador João Dória (PSDB), decretou o fim do uso obrigatório de máscaras em locais fechados. Com o decreto, não é mais necessário a utilização de máscara em todos os ambientes, com exceção do transporte público e em locais destinados à prestação de serviços de saúde.

O governador do estado de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (17) que o uso de máscara em locais fechados não é mais obrigatório. Com o decreto, não é mais necessário a utilização de máscara em todos os ambientes, com exceção do transporte público (metrô, ônibus e trens) e em locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais e postos de saúde. Desde do dia 9 de março, o uso de máscara em locais abertos não é mais obrigatório.

O novo decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial e passou a valer já nesta quinta-feira. O uso agora torna-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros. As prefeituras têm autonomia para determinar regras relacionadas à pandemia, mas o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), disse que vai acompanhar a decisão do estado de forma integral.

"Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz!", publicou Doria em sua conta no Twitter.

Segundo o governo do estado, a decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada.

Entre as análises também foi considerado que, após 14 dias do feriado de Carnaval, foi constatado uma melhora dos indicadores epidemiológicos, que indicaram uma queda na transmissão da Sars-Cov 2 no estado. Pela sexta semana seguida, São Paulo registra quedas de internações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria. Na última semana foi registrada a redução de 18,5% nas novas internações.

Solicite uma proposta e descubra os benefícios que a Concisa pode trazer para seu condomínio.

Scroll to Top
Rolar para cima
WhatsApp chat